As vantagens das cidades inteligentes

As cidades inteligentes, ou smart cities, têm como base as recentes inovações tecnológicas que otimizam o desenvolvimento de municípios e o crescimento planejado a favor da população.

As características da implementação de um projeto como esse proporcionam inúmeras vantagens também para a gestão pública, tornando o município muito mais funcional, atraente e, até mesmo, mais barato.

As tecnologias digitais aliadas a uma infraestrutura automatizada favorecem significativamente os serviços básicos de uma cidade, como, por exemplo, questões que envolvem projetos de iluminação, de estacionamento, gestão de trânsito, vigilância, ambientais, entre tantos outros.

Quer saber com mais detalhes como uma cidade inteligente funciona? Confira algumas soluções que podem estar presentes em um projeto como esse:

Câmeras analíticas para vigilância

As câmeras analíticas são itens que fazem toda a diferença em uma cidade inteligente quando o assunto é segurança. Além das imagens, elas também produzem dados analíticos por meio de aplicativo de software, gerando descrições precisas do que é visto nos vídeos.

Com a análise automática feita pelas próprias câmeras, é possível detectar pessoas, automóveis e outros objetos e quais ações estão sendo captadas nas cenas de maneira automatizada.

A partir desses dados, a tomada de ação pode ser muito mais otimizada e efetiva pela equipe de vigilância, diminuindo custos com uma equipe de monitoramento robusta e tornando a operação muito mais ágil.

Câmera de reconhecimento facial

Os equipamentos capazes de fazer o reconhecimento fácil em uma cidade são grandes aliados para manter os ambientes em segurança e com o sigilo que algumas áreas exigem.

A ideia dessa solução é automatizar o monitoramento de locais restritos, podendo acionar alarmes quando o reconhecimento facial detectar o acesso indevido a locais não permitidos, além de captar com precisão a feição das pessoas presentes nas imagens.

Sensores de estacionamento

Os sensores de estacionamento são muito úteis para a gestão do trânsito e para questões que envolvem o meio ambiente.

Essa tecnologia permite que a redução de emissão de CO2 na atmosfera seja significativo, pois diminui o tempo que o automóvel fica em movimento e, consequentemente, os reflexos no trânsito.

Esses são apenas alguns equipamentos que podem compor um projeto de cidade inteligente.

O ponto principal desse tipo de solução é estar ciente das vantagens que essas tecnologias podem proporcionar para as operações públicas, como, por exemplo, o aumento da eficiência da gestão, a redução em impactos ambientais e a diminuição dos custos.

Outro ponto positivo está no aumento da atratividade do município, reforçando a melhoria da segurança pública e do fluxo de tráfego.

A WDC atua diretamente com fabricantes de soluções para cidades inteligentes, como AXIS, BoshHikvision, Pelco e FLIR, e com os softwares DIGIFORT, ISS e OnSSi.

Para saber mais sobre outros equipamentos que podem fazer parte de uma cidade inteligente, fale com a nossa equipe e entenda como a WDC pode fazer parte de um projeto de smart city.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *