Automação residencial: cada vez mais possível e acessível

O crescimento do big data continuará em sinergia com a internet das coisas, ampliando ainda mais as discussões em torno dessa pauta.

Muitas pessoas ainda associam a automação residencial a tecnologias totalmente futuristas e inacessíveis. Mas a realidade não é bem essa. Hoje em dia, as casas inteligentes estão ganhando forma de uma maneira muito mais acessível do que se imagina.

Com a popularização dos dispositivos móveis e do acesso à internet, a programação e o controle de equipamentos via automação ficaram mais fáceis, contribuindo para o crescimento desse mercado.

Para quem ainda não tem a dimensão exata da automação residencial, podemos compará-la ao funcionamento de um carro. Quando desligamos o carro, as portas e janelas se fecham e os sistemas de segurança são ativados de forma automática. Guardadas as devidas proporções, é basicamente isso que ocorre com a automação residencial em uma casa inteligente.

Com a chegada dos assistentes pessoais, como Siri, Alexa e até mesmo o Google Assistente, presente nos smartphones com sistema operacional Android, já é possível programar comandos para automatizar ações dentro de casa sem ter que fazer investimentos ousados.

Outro fator que contribuiu para que a automação residencial se tornasse mais acessível foi o fortalecimento do big data. É natural que com o aumento de pessoas e dispositivos conectados, o número de dados e informações aumentassem bastante. A organização dos dados de uma forma inteligente é primordial para que esse processo funcione de forma muito mais direcionada e autônoma.

O crescimento do big data continuará em sinergia com a internet das coisas, ampliando ainda mais as discussões em torno dessa pauta.

Para que a automação residencial seja aplicada e funcione de forma segura, é fundamental utilizar equipamentos e serviços confiáveis. Afinal, estamos falando de algo que estará presente diariamente em ambientes residenciais. A Smart WDC, por exemplo, é responsável pela distribuição de produtos de TI e Telecom de grande respaldo no mercado e que podem ser utilizados para projetos de automação residencial com confiabilidade atestada.

Para entender como cada solução atua na prática, no espaço Smart WDC é possível conferir pessoalmente as aplicações e ver como essas tecnologias agem depois de configuradas. Na Smart WDC estão presentes produtos de marcas como Amazon Echo, D-Link, Easy4link, Fiber Home, Google Home, Grandstream, Hikvision, MikrotikSitechnology e Ubitiqui.

Se um dia você pensou que as casas inteligentes só seriam possíveis em filmes de ficção, hoje você viu que elas estão muito mais acessíveis e já fazem parte da vida da população.

Quer saber mais sobre o assunto e tirar a automação residencial do imaginário? Fale com a nossa equipe e descubra todas as possibilidades que a tecnologia pode agregar fora das produções cinematográficas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *