Quais são os benefícios garantidos por uma rede de fibra óptica?


Dentre os diferentes tipos de tecnologia desenvolvidos em prol da transmissão de informações, a rede de fibra óptica é, certamente, a maior revolução no quesito velocidade. Não há dúvida de que sua utilização tende a continuar crescendo até dominar grande parte do sistema em todo o mundo.

Ainda assim, os benefícios diretos e indiretos da implementação de uma rede de fibra óptica são, muitas vezes, desconhecidos por boa parte das pessoas. Por isso, mostraremos aqui tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Confira!

Fibra óptica para integrar projetos

O principal diferencial da fibra óptica é a velocidade que ela proporciona para a transmissão de dados. Para se ter uma ideia, considere o tempo de carregamento de uma página — também conhecido como latência. Em uma rede wireless, ele costuma ser de 50 milissegundos, podendo chegar a 15 ou 7 milissegundos em estruturas de ponta, ou 200 milissegundos em redes mais simples.

Já a fibra óptica apresenta uma taxa de latência de 1 milissegundo. Isso significa, basicamente, um carregamento quase instantâneo de uma página na internet: a transferência de dados é feita, literalmente, na velocidade da luz! Você consegue imaginar o impacto disso no dia a dia de uma empresa?

Em um mundo no qual a troca de informações em tempo real é fundamental para que uma empresa siga o ritmo do mercado, contar com uma rede que transmita seus dados de forma ininterrupta e imediata é um diferencial importante.Muitas vezes, é vital que os projetos de diferentes equipes avancem de forma conjunta, o que torna essencial a integração entre eles.

A rede de fibra óptica permite que os projetos mantenham-se alinhados, com informações atualizadas e sem atrasos. Com isso, a distância deixa de ser um obstáculo, pois o cabeamento pode se estender por até 300 Km.

Uma rede de lojas, por exemplo, pode conectar suas filiais à matriz por meio da fibra óptica e garantir alta confiabilidade na troca ininterrupta de dados.

Possibilidade de redução de custos

Não há benefício mais tangível para uma empresa do que a possibilidade de redução de custos. Toda estratégia a ser implementada em um negócio pode trazer diferentes benefícios. Ainda assim, é essencial saber identificar de que formas esses benefícios podem se refletir no aspecto financeiro.

No caso de uma rede de fibra óptica, são vários os fatores que possibilitam a economia de dinheiro, seja em investimentos ou gastos resultantes do sistema.

Para começar, podemos citar a eficácia dessa tecnologia. A fibra óptica é uma tecnologia de custo bem mais baixo do que a banda larga tradicional. Sua matéria-prima básica é o quartzo, muito mais abundante do que o cobre utilizado em outros sistemas.

Junto a isso, temos o baixo índice de problemas relacionados à rede. Uma vez feita a instalação, apenas o rompimento físico dos cabos pode afetar a transmissão de dados. São raros os casos de falha por outros motivos. Não é à toa que as outras tecnologias estão se tornando mais obsoletas!

Em seguida, temos a potência de banda e a baixa atenuação — ou, em outras palavras, o menor desperdício. Basicamente, a fibra óptica entrega tudo aquilo que seu projeto promete, sem grandes perdas por interferência externa ou fatores desconhecidos.

O resultado é que uma empresa pode economizar na taxa real contratada e, se necessário, utilizar o dinheiro para investir em mais banda — algo que costuma sair bem mais caro na banda larga tradicional.

Podemos ainda citar a maior segurança que o cabeamento oferece, já que um eventual rompimento, ainda que raro, não gera faíscas ou calor excessivo — dois grandes riscos de incêndio presentes no uso do cabo de cobre. Os gastos com sistemas de segurança se tornam menores, já que há um risco a menos.

Vale o destaque para o menor custo de investimento na ampliação da rede, uma vez que a capacidade de banda da rede de fibra óptica é bem maior. A empresa que busca aumentar seu plano não terá, necessariamente, que aumentar a estrutura física dos cabos.

Facilidade de manutenção

Por si só, o fato de ser uma tecnologia muito mais eficaz torna a manutenção da rede de fibra óptica bem mais barata. Os custos para quem oferece o serviço chegam a ser 70% menores. Por serem imunes à radiação eletromagnética, os riscos aos quais os cabos de fibra óptica estão expostos se resumem, basicamente, ao rompimento físico.

Nesse caso, deve ser utilizado um equipamento que realiza a fusão do cabo. A demanda por seu uso é bem menor, já que o cabeamento é bem protegido e não sofre desgaste por oxidação, por exemplo, como é o caso da rede de cobre.

Testes para a verificar a funcionalidade da rede são mais simples e, caso haja um problema, é bem mais fácil de identificar, dada a simplicidade de sua estrutura.

Eficiência em processos

Imagine uma empresa que, para atender à demanda de seus funcionários e serviços internos, precisa de 100 Mega de conexão. Os problemas de uma banda larga tradicional já começariam pelo dimensionamento da rede da empresa, pois ela precisaria ser poderosa para suportar essa taxa de transmissão.

A fibra óptica já se coloca um passo à frente pois atende a essa demanda com tranquilidade. Muitos provedores já oferecem essa velocidade em seus planos tradicionais de fibra óptica, o que dispensa maiores gastos para essa empresa.

A questão é que a maioria dos processos pode se beneficiar de sua utilização. A potência da rede de fibra óptica permite a integração de serviços como internet, VoIP e televisão, por exemplo, para manter um sistema estável dentro da empresa.

A comunicação é otimizada por meio de videoconferências e chamadas telefônicas de qualidade e sem falhas intermitentes. Os servidores se mantêm atualizados e com tráfego de informações constante, sem riscos ligados à interferência eletromagnética de equipamentos do local.

Até mesmo a segurança dos documentos da empresa pode ser replanejada e direcionada a um serviço de nuvem, pois a rapidez e confiabilidade da conexão torna possível acessar e atualizar essas informações em tempo real.

Dessa forma, todo o ambiente corporativo se torna mais eficiente e dinâmico, possibilitando a cada gestor pensar em estratégias mais inovadoras para as ações da empresa. Afinal, contar com o que há de mais avançado em tecnologia aumenta o poder de atuação de qualquer negócio.

Oferecer serviços voltados à rede de fibra óptica, desde a instalação até manutenção e suporte, é uma forma interessante de dominar o mercado de telecom. Agora que você conhece os benefícios desse sistema, faça um planejamento para implementá-lo ao seu catálogo de serviços!

Quer mais dicas para o crescimento de sua empresa? Então conheça nosso guia definitivo para progredir em tempos de crise!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *