Como funciona a telefonia via internet?

A telefonia via internet  (VoIP) cresce bastante no mercado, chegando a incomodar grandes empresas telefônicas.

A tecnologia VoIP (Voice over Internet Protocol – ou Voz sobre Protocolo de Internet) permite que sejam realizadas ligações telefônicas através do sinal da internet. Esta tecnologia está se tornando cada vez mais barata, e está barateando a forma como as pessoas se comunicam através de chamadas de voz. Quer conhecer um pouco mais sobre esta tecnologia e como ela funciona? Então confira este artigo que produzimos especialmente para você que é ligado em tecnologia!

A Tecnologia VoIP

VoIP é uma tecnologia que permite a transmissão de voz em tempo real através de protocolos de internet. Para fazer isto, ela pega os sinais da voz, que são analógicos, e os converte em sinais binários para que possam ser transmitidos através da rede para outros dispositivos compatíveis. Talvez você até não saiba, mas aplicativos do seu dia a dia como Skype, WhatsApp e outros utilizam a tecnologia VoIP de forma bastante acessível.

Os telefones convencionais fazem a transmissão dos dados das chamadas sem converter as informações. Portanto, o mesmo impulso analógico gerado por um telefone em uma ponta é recebido pelo outro sem conversões. Como o VoIP utiliza servidores de internet e até mesmo a nuvem, eles precisam converter a voz em um formato digital binário para que possa ser recebida pelo outro dispositivo online, onde é feita a reconversão dos bits para vibrações sonoras.

Esta conversão gera uma vantagem: utiliza-se muito menos informação para transmitir a mesma voz. Enquanto uma chamada de telefone irá consumir toda a banda do cabo telefônico, uma ligação VoIP terá uma taxa de transmissão de 64 kbps. Ou seja, uma ligação analógica de 10 minutos consome o equivalente a uma chamada de 3,5 minutos na tecnologia VoIP.

A popularização e o aumento da eficiência da banda larga de internet em todo o mundo permitiu que a tecnologia VoIP se tornasse mais utilizada, difundida e eficaz, porém, as técnicas de transmissão de voz via internet já acontecem desde a década de 1990, chegando a ser considerada pouco promissora, uma vez que a internet daquela época não permitia chamadas de muita qualidade.

Além de transmitir chamadas entre computadores e celulares com aplicativos, a tecnologia VoIP também permite que sejam realizadas ligações entre dispositivos digitais e telefones convencionais, mas é necessária a conversão de analógica para digital, o que pode ter seus custos, como por exemplo a instalação de um aparelho chamado ATA (adaptador telefônico analógico). Ainda assim, a telefonia via internet tem se mostrado uma alternativa bastante econômica e viável, tanto para o uso pessoal como empresarial.

Existem telefones especialmente designados para serem utilizados via VoIP. Eles usam cabos RJ-45 ao invés de RJ-11, e podem receber chamadas de voz, fotos ou até vídeos. Muitas empresas já têm optado por utilizar apenas VoIP em todos os seus telefones, com bastante sucesso! A tecnologia permite tanto uma ótima comunicação interna entre ramais, como também ligações para fora da empresa.

Que tal investir em telefonia via internet para sua empresa?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *