Conheça as áreas de tecnologia mais promissoras do momento

A todo instante ouve-se que as áreas de tecnologia mantêm a economia do Brasil aquecida, gerando empregos e oportunidades. De fato, essa presença é constante e muito perceptível, pois todos sabem que cada vez mais vai existir a necessidade de soluções tecnológicas inovadoras. Mas afinal, de quais áreas, dentro da tecnologia, estamos falando?

Não é coincidência que, como consequência disso, as taxas de desemprego na indústria de Tecnologia da Informação (TI) sejam mais baixas do que a média. Em alguns cargos tradicionalmente mais escassos, como por exemplo, engenheiros de redes e segurança e desenvolvedores de software o percentual chega a quase 1%.

De modo geral, se comparada a outras indústrias, a perspectiva para a TI neste ano ainda é muito positiva, apesar da crise. Nesse meio destacam-se os profissionais que possuem habilidades em áreas específicas, como as que especificaremos abaixo.

Big Data

Atualmente as empresas precisam saber lidar com o imenso e crescente volume de dados que gera: são dados do usuário, de compra, de comportamento do cliente e afins. Por isso, há a necessidade de contar com pessoas que sejam capazes de fazer a leitura dessas informações, que capture, analise e interprete essa quantidade de dados de forma eficiente e correta. Os resultados, obtidos de forma estratégica, apoiam as empresas nas tomadas de decisão.

Segurança Digital

Com a divulgação por parte da imprensa sobre violações de alto perfil contribuem para que as empresas pensem em se proteger de possíveis ataques. De fato, é impossível conceber atualmente, com o gigante volume de dados que circula por aí, que uma empresa não invista e nem se preocupe com segurança digital. O resultado de um vazamento de informações importantes é quase incalculável, especialmente nas grandes companhias. Para além de barrar as ameaças e localizar bugs, há uma constante exigência para que as empresas sejam perfeitamente capazes de lidar com situações de crise. Especialistas desse setor são principalmente requisitados em empresas de comércio eletrônico e instituições financeiras.

Gerência de Projeto

Ao beneficiarem-se da postura confiante dos líderes de tecnologia da Informação, os orçamentos de TI estão se recuperando. E, para mantê-los sob controle e dentro do cronograma previsto, as empresas estão se dando conta de que precisam de profissionais como gerentes de projeto. Para ser um bom gerente de projetos é necessário adquirir conhecimentos robustos sobre o mercado de negócios e de tecnologia, evidentemente. Alguns conhecimentos específicos também podem ser requisitados, o que muitas vezes dificulta a contratação. Existem organizações que pedem por gerentes de projeto que trabalhem com metodologias Agile e outras com Waterfall. Profissionais que sejam capazes de dominar ambos os conceitos, e ainda aplicá-los ao contexto tech, são muito valorizados. Há pesquisas que revelam que muitos recrutadores acreditam que estarão à procura de pessoas com habilidades de gerência de projeto no próximo ano.

DevOps

O termo, que é relativamente novo, deriva da junção das palavras Desenvolvimento + Operações. A intenção é agilizar o processo ao eliminar as barreiras entre o desenvolvimento de software e a área que implementa e dá suporte a ele. No entanto, ainda existem poucos profissionais com prática nesse tema, mas é uma área nitidamente em expansão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *