Vantagens da rede de seu escritório em fibra óptica


Parece mentira, mas se antes passávamos horas esperando que um relatório fosse enviado para outro computador, através de uma infraestrutura de rede, hoje essa realidade parece não mais existir, graças, é claro, ao aprimoramento de tecnologias de transmissão de dados, o que é o caso da fibra óptica e também dos recursos que essa utiliza, como a tecnologia fiber-to-the-desk.

Você sabe o que é fibra óptica? E quais são as vantagens dessa tecnologia para o seu escritório? Se não sabe, não deixe de ler esse artigo até o final. Nele, você não só vai tomar conhecimento sobre o que é fibra óptica como também irá saber de suas principais vantagens para o seu escritório e para o seu comércio.

Saiba o que é fibra óptica

A fibra óptica é considerada a tecnologia do futuro, capaz de transmitir dados em alta velocidade, contribuindo para melhorar o processo de comunicação e interação, além de possibilitar o acesso aos dados de forma rápida e eficiente. Pode até parecer exagero, mas esse tipo de tecnologia se baseia na velocidade da luz. E, vale dizer, no universo não há mais rápido que a luz, que viaja milhões de quilômetros em segundos, concorda?

O cabo de fibra óptica é composto por um material chamado sílica e segue uma estrutura cilíndrica, transparente e flexível, de dimensão que pode se comparada ao tamanho de um fio de cabelo. É por essa dimensão microscópica que passa os feixes de luz, carregando milhões de dados de um lugar ao outro, em uma velocidade estarrecedora.

Principais vantagens de ter a rede de seu escritório em fibra óptica

Agora que você já sabe o que é fibra óptica, qual tal conhecermos as suas principais vantagens?

1) Maior capacidade de transmissão

Ao contrário das conexões por fios de cobre, a fibra óptica é muito mais vantajosa e rápida, com velocidade que pode chegar até 1,6 Tb/s. Já imaginou contar com uma tecnologia dessas em seu escritório? Esse tipo de tecnologia pode evitar que os seus funcionários tenham que aguardar, por exemplo, o download de um arquivo importante para fechar uma parceria ou enfrentar ruído em uma videoconferência de negócios.

2) Baixa atenuação

Por se tratar uma tecnologia que utiliza os pulsos de luz para transmitir dados, a fibra óptica praticamente não perde o sinal, ainda que seja utilizada em longas distâncias.

3) Imunidade à interferência eletromagnética e maior vida útil

Diferentemente de outras tecnologias de transmissão de dados, a fibra óptica é imune às descargas elétricas, justamente por conta da composição de seu material, garantindo a ela maior vida útil. Sem deixar de mencionar o fato de que os seus cabos não oxidam, visto que são de vidros.

4) Custo baixo e fácil instalação

As fibras ópticas são mais fáceis de instalar, devido ao seu tamanho e a sua flexibilidade. Justamente por isso o custo de instalação sai mais em conta, podendo chegar até 70% mais barato, quando comparada com a de outras tecnologias. Quanto aos custos de manutenção, são 80% menores.

Veja, por exemplo, se aplicarmos a tecnologia FTTD na rede de fibra óptica.

Rede diferenciada com a fiber-to-the-desk ou FTTD

O que é FTTD? Resumidamente, poderíamos definir como uma tecnologia de transmissão de dados, que se vale de um método que leva diretamente a fibra óptica para os desktops, através de uma infraestrutura otimizada, que conta com um escritório central.

A FTTD confere diversas vantagens e garante redução de custos em projetos de escritórios e empresas comerciais, vejamos alguns:

  1. Reduz e otimiza os recursos, como infraestrutura e equipamentos de rede.
  2. Possibilita um projeto de rede flexível, podendo a demanda de largura da banda se adaptar ao usuário;
  3. Gera, por conta de sua infraestrutura, alta taxa de transmissão de dados;
  4. Reduz significativamente o custo de expansão e gerenciamento da rede, uma vez que os componentes são centralizados;
  5. Facilidade de instalação e atualização.

A fibra óptica, sem dúvidas, barateia e otimiza as redes de comunicação em projetos de escritórios e empresariais, sendo um excelente investimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *