Empreendedorismo: Conheça ferramentas digitais para alavancar seu negócio

Segundo um levantamento feito pela pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) de 2016, ser empreendedor, ou seja, dono do próprio negócio é o quarto sonho do brasileiro. É evidente que a realidade desse dado tem ligação com o alto nível do desemprego em nosso país.

Também, destaca-se outro dado do relatório mesmo com alto nível do desemprego no Brasil cresceu a abertura de novos negócios em 57,4%. As novas regras trabalhistas, da terceirização de serviços, imposta em 2017 é um dos motivadores desse crescimento.

No ano de 2018  a greve dos caminhoneiros acarretou na diminuição do poder de compra e gerou instabilidade em muitos setores, portanto, o crescimento da economia será por meio do aumento do poder de compra e na geração de novos postos de trabalho e a volta do investimento empresarial no Brasil. Somente assim será possível o retorno do crescimento econômico e social dos brasileiros.

Assim sendo, para auxiliar no crescimento do seu negócio preparamos este artigo para mostrar ferramentas digitais que ajudam muito no gerenciamento da sua empresa. Estar bem estruturado no mundo digital é de suma importância, são estratégias que se aplicadas contribuem para o aumento da base de clientes e o constante crescimento do seu fluxo de caixa. Acompanhe!

5 Ferramentas digitais para seu negócio

Google Analytics

Se sua empresa possui um site ou blog e quer acompanhar acessos e quais páginas são as mais visitadas, a ferramenta do Google Analytics funciona para esse fim. Sendo a mais usada como estratégia de análise do marketing digital, pois mostra as páginas e publicações mais lidas, assim como, internamente possui a opção de metas que rastreia ação de solicitação de orçamentos.

Abaixo algumas informações do Google Analytics:.

  • Número de visitas – Total de visitantes, páginas por sessão e tempo que o leitor ficou em cada página;

  • Origens do tráfego – Onde vem os acessos do seu site/blog de forma direta (significa que a pessoa digitou o seu site de forma direta) orgânico (buscas nos buscadores com a palavra-chave principal), mídia paga (anúncios online, adwords, bing, Facebook e Instagram ads) e outros;

  • Metas – Quais as metas alcançadas como solicitação de orçamentos, cliques em contato ou cliques em landing pages;

  • E-commerce – se você possui um e-commerce a ferramenta monitora o desempenho da sua loja;

  • Marketing – Quais as campanhas de marketing que produzem os melhores resultados.

Similar Web

Se você procura uma ferramenta que fornecerá a análise de sites concorrentes e dados de trafego, a Similar Web é ideal, é possível fazer um benchmark com sites concorrentes e outro ponto positivo da ferramenta é que ela oferece 5 análises gratuitas de sites para download, ou seja, é uma ótima opção para acompanhar o tráfego da sua concorrência.

Abaixo algumas informações da Similar Web

  • Overview – Total de visitas, origens do tráfego, engajamento da sua audiência com suas publicações;

  • Web site audience – total de visitas mensal e nível do tráfego;

  • Engagement  – visitas mensais, duração das visitas, quantas páginas visitadas e taxa de rejeição;

  • Display advertising – Percentual do tráfego de anúncios display e share de canais;

  • Top search terms orgânico e pago – quais palavras pesquisadas em seu site ou blog.

Search Console

Plataforma gratuita que monitora e preserva a presença do site nos resultados de busca do Google. Oferece um dashboard bem completo e com informações úteis que atinge o desempenho da página com foco no SEO (estratégia para ranqueamento orgânico)

  • Aparência de pesquisa – analisa cada parte das páginas, os títulos, descrições, imagens e outros pontos;

  • Tráfego de pesquisa – O que os internautas procuram no Google que fazem ir para seu site;

  • Índice do Google – mostra o desempenho do Google em indexar suas páginas e identifica as palavras-chave que mais aparecem;

  • Rastreamento – quais os problemas que os robôs estão tendo ao analisarem as páginas do seu site em busca de conteúdo relevante;

  • Problemas com segurança – Detecta possíveis problemas de segurança.

Canva

Plataforma digital e gratuita que fornece templates de publicações para mídias sociais e permite fazer criação de apresentações de forma profissional e eficiente. Também pode-se criar logomarca e customizar os templates de forma intuitiva.

Os templates fornecidos pelo canva são:

  • Posts para redes sociais;

  • Infográficos;

  • Newsletter;

  • Gráficos e outros modelos.

RD Station

Plataforma completa de automação de marketing com funcionalidades que são essenciais para automatizar processos eficientes de estratégia de marketing digital. Entrega a possibilidade da sua empresa atrair visitantes ao site, transformá-los em oportunidades de negócios e relacionar-se com os clientes e analisar o ROI de cada canal.

Também, a RD Station se destaca pela funcionalidade dedicada à inteligência de negócios que permite compreender quais os canais e campanhas estão trazendo mais retorno e como está o desempenho geral do seu negócio, permitindo uma tomada de decisão melhor no futuro.

As principais funcionalidades do RD são:

  • Dashboards;

  • Análise SEO;

  • Criação de landing pages, formulário e pop ups;

  • E-mail marketing;

  • Automação de marketing;

  • Gerenciamento e segmentação de contatos;

  • Qualificação de contatos;

  • Inteligência de negócios.

A importância do gerenciamento correto das mídias digitais

Com as pessoas cada vez mais conectadas, as mídias sociais tornaram-se um mecanismo essencial para relacionamento com o cliente. Apenas no alcance Brasil, temos atualmente segundo a “Brazil Internet Usersquase 140 milhões de usuários conectados à internet, mais de 60% da população.

Assim sendo, gerir as mídias sócias da sua empresa da forma certa é essencial para o relacionamento com seus clientes no meio digital, por isso ao decidir que trabalhará com as mídias digitais, faça o planejamento correto, visto que os acessos orgânicos são os mais visitados por meio dos mecanismos de busca, cerca de 70% (dados do marketing Sherpa).

Enfim, faça uso de ferramentas digitais que trarão resultados mensuráveis e que façam crescer seu negócio de forma orgânica, essas ferramentas que mostramos são apenas 5 exemplos, existem muitas outras no mercado digital use-as da forma correta e colha excelentes resultados.

Gostou do nosso conteúdo? Então inscreva-se em nossa newsletter para receber mais conteúdos como esse.

Um comentário sobre “Empreendedorismo: Conheça ferramentas digitais para alavancar seu negócio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *