Conheça a importância do nobreak para o data center

Em Março de 2018 ocorreu um apagão nas regiões norte e nordeste, atingindo muitas regiões do Brasil. A ONS relatou que a queda ocorreu devido a uma sobrecarga em algumas linhas de transmissão do Sistema Interligado Nacional.

E assim, atingiu 94% dos municípios do norte e nordeste, e também, 6 cidades do sul e sudeste brasileiro.

Então, com base nesse evento, proteger data centers de quedas bruscas de energia como um apagão, é essencial para o pleno funcionamento de uma operação em pequenas ou grandes empresas.

Afinal, toda empresa tem a necessidade de seguir sem interrupções, todos os setores são afetados com a falta de acesso aos dados e ao corte repentino de energia.

O que é data center?

Basicamente é um centro de armazenamento e processamento de dados, local em que se organiza equipamentos que atuam de forma direta no funcionamento de servidores, switches, roteadores e dispositivos de memória em massa.

Também, outros que protegem a segurança eletrônica da empresa como as câmeras de videomonitoramento e processamento do sistema de refrigeração e ar-condicionado.

A importância de um data center em uma empresa é uma realidade, pois é responsável por processar todo o tráfego de dados de todos os departamentos das companhias, são informações importantes e sigilosas como o cadastros de clientes, contratos, informações gerenciais de acesso restrito, sistemas de gerenciamento e etc.

Então, o data center processa tudo que passa na empresa e uma simples falha ou queda de energia, priva acessos e pode resultar em perda de dados

Qual a importância do nobreak?

O nobreak é um suprimento de energia auxiliar, portanto, na falta de energia elétrica ou falha, uma bateria é ligada e ela vai manter pelas horas seguintes os computadores e servidores da empresa em funcionamento, variando com a capacidade do nobreak.

Então, o nobreak torna-se um item necessário para momentos de pico de energia que, muitas vezes ocorrem perdas de dados, falhas no sistema e erros de gravação, e também, perda de patrimônio.

Situações como as abordadas acima, causam muita dor de cabeça e prejuízo financeiro. Utilizando um nobreak isso é evitado. Porém, deve-se ter uma manutenção periódica do equipamento.

Como proteger os dados corporativos?

Fazer uso de um nível de segurança tecnológico como o uso de nobreaks para conter perdas com quedas de energia é necessário, como mostrado no tópico acima, porém, saber proteger os dados é tão importante quanto o uso do estabilizador.

Veja formas de garantir a segurança dos dados corporativos.

Controle de acesso

As primeiras ações a se tomar na proteção dos dados transacionados na sua empresa, é definir acesso para cada colaborador. Os colaboradores tanto operacionais quanto gerenciais possuem acesso a quase todos os dados que passa pelo servidor da empresa.

Assim sendo, é função da equipe de TI limitar a hierarquia de usuário ao que compete a cada colaborador, com uso de biometria no caso de acesso a locais da empresa, como o servidor, uso de senhas também é uma ação confiável. Assim dessa forma torna-se mais fácil garantir a segurança das informações.

Faça backups

Tanto em uma possível queda brusca de energia, quanto na segurança em caso de roubos de informações ou até em eventos de perda de dados, o backup é importante para cuidar de forma segura das informações transacionadas.

Também, é uma forma de assegurar a integridade das configurações, banco de dados e arquivos de usuários.

Qual a melhor forma de garantir a segurança dos dados das empresas?

Como mostrado nesse artigo, o uso de nobreak é essencial, afinal, as instabilidades elétricas no Brasil são tão grandes quanto a extensão territorial do nosso país.

Assim sendo, saber escolher um estabilizador de qualidade é fundamental para assegurar que mesmo em quedas bruscas de energia, os dados estarão seguros. A WDC Networks distribui os nobreaks Vertiv que fornece equipamentos e serviços para data centers.

São modelos com alta capacidade, destinados a atender infraestrutura crítica que permite aplicações vitais em data centers a redes de comunicação e instalações comerciais. Apoia o crescimento do mercado de computação móvel e em nuvem que já é uma realidade nos dias de hoje, com soluções que gerenciam energia, térmica e infraestrutura.

Quer conhecer mais a respeito dessa solução Vertiv. Entre em contato com nossos especialistas e tire todas as suas dúvidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *