4 fatos que você precisa saber sobre as dificuldades na instalação da fibra óptica!

Com a criação da internet de fibra óptica como alternativa mais eficaz na transmissão de dados, alguns desafios surgiram: novos projetos de instalação da fibra óptica , atualização de  procedimentos de instalação, controle de materiais no processo de instalação, onde a falta de um componente pode acarretar  um atraso considerável na ativação de um assinante.

Portanto, ter conhecimento sobre as dificuldades na instalação da fibra óptica para poder procurar uma solução rápida e eficaz é a melhor forma de proporcionar um atendimento de qualidade ao cliente. Por esse fato, reunimos neste artigo 4 dificuldades que você pode encontrar ao trabalhar com internet fibra óptica.

Conheça as 4 dificuldades na instalação da fibra óptica

1. Estoque de equipamentos

A gestão do estoque é fundamental na administração de negócios que lidam com grandes quantidades de cabos, fios e equipamentos de TI, como é o caso das operadoras de internet fibra óptica. Afinal, o descontrole e a carência de uma eficiente organização de estoque são as principais causas para a perda de vendas e como consequência, de dinheiro em uma empresa.

Portanto, encontrar soluções que auxiliem a manter uma gerência efetiva dos materiais utilizados do estoque, para que os equipamentos de instalação da fibra óptica, mantenham-se e organizados é uma das principais ações de uma empresa que se preocupa com o armazenamento dos equipamentos necessários para prestar um atendimento rápido e efetivo.

2. Excesso de transporte de materiais

Na rotina de um instalador o transporte de muitos componentes (como cabos, ONUs e patch cords) é algo comum, porém em excesso torna-se desnecessário, seja pelo peso que se carrega, seja pela perda de equipamentos por mau manuseio ou até mesmo devido a casos de roubo/furto de materiais.

Assim sendo, deixar o material de trabalho desorganizado no carro pode suceder na troca de equipamentos e até quebra de aparelhos, e como consequência, perder o material que já estava preparado para o atendimento aos clientes.

Portanto, evitar o transporte de materiais em excesso, armazenar e transportar corretamente os componentes de instalação para que, permaneçam fracionados e agrupados de acordo com a demanda de cada ativação, para ser possível uma contabilização e futuro controle é essencial na rotina de quem trabalha em campo.

3. Demora na ativação por falta de material

Um dos problemas durante a instalação da fibra óptica, é a possível falta de equipamentos específicos ou o próprio esquecimento de materiais essenciais para o atendimento, como por exemplo ferramentas e componentes. Por esse motivo a ativação pode demorar além do previsto, pois o técnico muitas vezes precisa retornar para o estoque para pegar o material que faltou.

Assim, para solucionar a questão de demora na ativação da fibra óptica por esquecimento de equipamentos, procure organizar melhor os equipamentos para ficar mais fácil a localização no momento do atendimento e ter kits essenciais para realização de procedimentos costumeiros.

4. Custo dos equipamentos de fibra óptica

O investimento em equipamentos para banda larga, pode se tratar de um alto custo para empresas de pequeno porte em ascensão. Desta forma, investir em equipamentos robustos pode ser um custo inviável no início.

Pensando nisso, a locação de equipamentos de fibra óptica é uma forma de diminuir custos com materiais e ajuda no crescimento da empresa e na conquista do mercado de banda larga. Além de controlar o estoque você tem mais liberdade de distribuição de seu serviço e segurança já que irá contar com os amparos e suporte previamente descritos através do contrato para este modelo de negócio.

Soluções para as dificuldades na instalação

Ao conhecer os fatos que comprometem a instalação da fibra óptica, é necessário tomar medidas para evitar essas dificuldades. A profissão de técnico de instalação de fibra óptica exige alta responsabilidade e um alto nível de conhecimento técnico.

Portanto, estar atualizado com as novas tecnologias e soluções que possibilitem facilitar a rotina de instalação é essencial para o bom desempenho da atividade e traz benefícios para carreira, afinal, o treinamento constante da equipe de instalação é fundamental para a mitigação desses problemas. Assim como, a organização com kits essenciais para a realização de procedimentos costumeiros.

Resumindo, a fibra óptica já está presente em várias regiões do Brasil e vai continuar crescendo. Para isso, precisamos investir em treinamento, tecnologia e praticidade. Quanto mais preparados os negócios estiverem, mais vantagens a fibra vai trazer.

Gostou do post? Então inscreva-se em nossa newsletter e receba mais conteúdos sobre o tema!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *