Invista no treinamento de seus funcionários

Melhorar o desempenho da organização e torná-la mais competitiva e dotada de uma performance de alta qualidade é uma preocupação própria do gestor contemporâneo. E o treinamento de funcionários oferece os meios de alcançar essa diferenciação tão desejada.

A preparação técnica da equipe está intimamente ligada ao grau de desenvolvimento da organização. O que pretendemos demonstrar ao longo deste texto é como o investimento em treinamento e desenvolvimento de pessoas pode ser uma vantagem competitiva para a sua empresa. Confira!

 treinamento de funcionários

 

Entenda o treinamento de funcionários como investimento

Antes de tudo, é preciso esclarecer que os custos relacionados com treinamento e desenvolvimento devem ser compreendidos sempre como um investimento e nunca como gasto.

Aquelas empresas em que se presta mais atenção nas habilidades do profissional desde a contratação, e nas quais se busca fortalecer as aptidões mais desejáveis do ponto de vista da empresa, as chances de alocar esse profissional de forma muito mais acertada dentro da organização é bem maior.

A realização de treinamentos aumenta também a probabilidade de que a permanência desse trabalhador na empresa seja bem maior, diminuindo os custos com a rotatividade, além de permitir alcançar outros benefícios que justificam o empenho de verbas especificamente para treinamento e desenvolvimento dentro da sua organização.

 

Saiba por que investir em treinamento de funcionários

Treinamento e desenvolvimento são duas dimensões articuladas entre si dentro de uma filosofia de coaching organizacional que tem como objetivo elevar a organização a um nível completamente novo do ponto de vista de qualificação de mão de obra, oferta de produtos e serviços de qualidade.

É importante destacar que o treinamento é uma abordagem mais voltada para o curto prazo, mais pontual, que visa identificar pontos fortes e fracos do colaborador, buscando a adequação do comportamento do empregado às expectativas da empresa e as especificidades e competências exigidas para ocupar determinados cargos dentro da organização.

Por outro lado, o desenvolvimento tem o foco no desempenho organizacional, destinando-se a melhorar as habilidades dos colaboradores ao longo do tempo, por exemplo, por meio da oferta de palestras, formações, reciclagens, fóruns; tudo com o objetivo de fazer com que o trabalhador se transforme em um ativo cada vez mais valioso para a empresa.

A realização de treinamentos produz impactos muito relevantes sobre vários aspectos da organização. Quando falamos de investir em uma cultura de valorização da habilidade humana, estamos falando de impactar histórias de vida e a história da própria organização.

A aquisição de novas habilidades e a valorização do colaborador como um recurso estratégico capaz de diferenciar a empresa da concorrência são apenas alguns dos benefícios de realizar treinamentos para o desenvolvimento da sua organização.

Identificamos 4 benefícios que o treinamento de funcionários pode trazer para a sua organização.

 

1. Treinamento de funcionários gera vantagem competitiva

Possuir uma equipe tecnicamente alinhada com as necessidades de mercado é uma vantagem competitiva que é consequência direta da implementação de treinamento de funcionários dentro da sua organização.

Mais do que uma simples diferenciação das empresas que não se utilizam dessa ferramenta estratégica gerencial, ter profissionais qualificados encabeçando departamentos importantes da organização pode significar a diferença entre sucesso e fracasso.

É a tranquilidade de ter pessoas “que sabem o que estão fazendo” ajudando você a gerenciar seu negócio eliminando o amadorismo que dá lugar a uma performance técnica muito mais assertiva.

Além disso, empresas que investem em treinamento tendem a mudar também a forma como selecionam pessoas, pois já costumam selecionar profissionais que possuam habilidades e valores alinhados com os objetivos organizacionais.

 

2. Alta qualidade de produtos e serviços

Quanto mais você investir em qualificação da mão de obra da sua empresa, mais você estará investindo no aumento da qualidade dos produtos entregues e na prestação de serviço.

Outro aspecto em que pode ser percebida melhora é na qualidade das relações interpessoais, seja dentro das equipes ou mesmo no atendimento prestado a clientes e fornecedores.

Já falamos da substituição do amadorismo por uma performance técnica que prioriza a eficiência. Por meio da realização de treinamentos é possível redesenhar processos de trabalho para eliminar desperdícios e eliminar etapas desnecessárias, bem como reduzir a ociosidade.

 

3. Aumento significativo na produtividade das equipes

A realização de treinamentos tem um impacto imediato na produtividade. Isso porque durante sua realização existe a oportunidade para que dúvidas relacionadas aos procedimentos do dia a dia sejam sanadas e que os processos de trabalho sejam aperfeiçoados.

Diminui consideravelmente a cultura de agir por “tentativa e erro”, o que reduz em muito a possibilidade da ocorrência não só de falhas corriqueiras, como também de falhas graves.

Um profissional bem treinado e orientado tem todas as ferramentas para não depender de simples intuição para a resolução de problemas cotidianos.

 

4. Impacto positivo no clima organizacional

A realização de treinamentos gera um impacto positivo dentro da organização, pois o colaborador se sente valorizado, além de fornecer a ele motivação, já que a realização de treinamentos costuma estar inserida dentro das políticas empresariais dos planos de cargos e salários.

Isso significa que o colaborador desejará se qualificar desde que exista a possibilidade de ele ser recompensado por isso, e não estamos falando especificamente de vantagens financeiras.

Atualmente, as expectativas de uma pessoa com relação à sua colocação profissional vão além da pretensão salarial. As possibilidades de evolução na carreira e satisfação pessoal também tem preocupado o profissional da atualidade, que gosta da sensação de que a função que desempenha tem relevância e devolve valor.

Além disso, as formações aumentam a autoconfiança e a motivação das equipes, aumentando o engajamento com a empresa e seus ideais, produzindo profissionais muito mais propositivos, sempre trazendo novas soluções e vislumbrando novas possibilidades de negócio por se entenderem como parte importante da organização.

O treinamento de funcionários tem um impacto muito maior do que aquele que se imagina num primeiro momento. São muitos os processos dentro de uma organização que se beneficiam do investimento no potencial humano, da existência de uma mão de obra mais qualificada, motivada, engajada, alinhada aos valores e objetivos organizacionais.

Gostou do post? Então siga nossas redes sociais — Facebook, Twitter, Linkedin, Google+ e YouTube — e fique sempre bem informado das novidades que temos preparadas para você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *