Mercado de Rádio e Wi-fi busca soluções que entregam mais do que conectividade

Mais do que a provisão de internet, o mercado de Rádio e Wi-Fi busca soluções que agreguem mais funcionalidades aos equipamentos.

“Não basta somente entregar a conexão. É preciso saber o que fazer com os dados captados pelos equipamentos, o que permite entregar informações como o desempenho de conectividade e até o perfil do consumidor atendido”, explica Iuri Rebouças Brito, gerente Regional de Vendas da Cambium Networks.

mercado de rádio e wi-fi

Enxergando isso como uma tendência, a empresa trouxe para o Futurecom soluções que permitem a captação de dados como idade, gênero, comportamento de consumo etc. “Temos de entregar além de entregar conexão. Dessa forma, deixamos de vender somente equipamentos e entregamos inteligência”, afirma.

Para Leonardo Teles, gerente de Produtos da WDC Networks, o caminho tomado pela Cambium é uma tendência entre os fabricantes, preocupados em agregar cada vez mais diferenciais aos seus portfólios.

“A ideia principal é colocar o que, obviamente, todo mundo tem como referência de mercado, que é a tecnologia de Wi-Fi, mas de uma forma mais bem estruturada – buscando extrair mais benefícios dessa aplicação”, afirma.

No caso da Cambium, esse novo direcionamento traz para os provedores de serviço (ISPs) um produto com forte argumento de venda para empresas do setor comercial. “Imagine uma loja de rua, por exemplo: será possível oferecer para potenciais cliente um Wi-Fi de qualidade desde a vitrine, ao tempo que se coletam dados para proporcionar ofertas mais adequadas ao perfil do consumidor ideal ao negócio dele”, explica.

Vale lembrar de que o acesso à internet deixou de ser um serviço diferencial para uma questão de necessidade básica do consumidor. “Quando vamos a um restaurante, por exemplo, qual a primeira pergunta que fazemos ao garçom? Ouso dizer que é: qual a senha do Wi-Fi.”, conta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *