Monitoramento do data center: o que você precisa saber sobre a importância da sala de controle

Neste artigo, você vai conhecer a importância de implantar um sistema de monitoramento de data center.

A tecnologia é parte fundamental para o funcionamento de qualquer tipo de empresa. Isso porque a TI resolve os mais variados problemas corporativos, além de proporcionar um crescimento em número de clientes e fornecedores.

No entanto, conforme cresce o uso das tecnologias no meio corporativo, mais vulnerável a empresa ficará aos seus problemas, como falhas em equipamentos e quedas de sistemas. Para não ficar preso a uma única tecnologia é necessário utilizar soluções, como ter um monitoramento de servidor sob controle.

Qual a importância do monitoramento de um data center

É fundamental fazer o gerenciamento e monitoramento do data center para evitar paralisação das operações ou qualquer acesso físico/cibernético de pessoal não autorizado. O que pode gerar um grande prejuízo e muitas vezes danos irreparáveis.

Portanto, em um data center é essencial monitorar a temperatura, umidade, fluxo de ar, ativos, servidores, controle de acesso, segurança e outros mecanismos. Acompanhe a seguir boas razões para fazer o monitoramento do seu servidor.

Monitoramento 24 horas

Centralizar o monitoramento por vídeo wall contribui para o gerenciamento em tempo real de todos os aspectos de um servidor. Capaz de receber eventos de segurança, controle de acesso, alertas como aumento da temperatura, incêndio e outros eventos com objetivo de analisar o funcionamento geral, avaliar e evitar danos físicos e manter a segurança cibernética dos dados da sua empresa.

Sistemas de monitoramento

No monitoramento do sistema de servidores o VMS é o mais usado. É um software de gerenciamento de vídeo que têm a função de gravar e realizar o monitoramento remoto e a gestão de toda a segurança.

É preciso enfatizar que além de investir em um sistema VMS, é importante ter a disposição da equipe de TI um  sistema de controle de acesso, pois gerencia o trânsito de pessoas nas áreas internas de uma empresa.

Assim como, instalar firewalls para garantir a segurança de dados, é uma ação necessária sem essa barreira de proteção que controla o tráfego entre os servidores  e a internet, para que apenas tenha a recepção e transmissão autorizadas.

 temperatura em um data center

Os servidores são equipamentos que passam por  picos de temperatura no ambiente instalado, e também sofre com umidade excessiva.

Então, ter um sistema que informe quedas de temperatura e de energia facilita o trabalho da equipe de TI e impede a flutuação do sistema interno da empresa.

Assim sendo, ter uma sala de servidor exige um acompanhamento especializado, pois quanto maior o processamento, maior será o calor gerado.

Controle de acesso

O monitoramento de datacenter requer constante vigilância da sala de servidores, então o controle de acesso deve ser feito de forma estratégica, por horário, biometria, cartão de acesso e outros meios que monitore as entradas na sala de servidores e na consulta a dados da empresa.

Projetos em monitoramento de data center

Um projeto de monitoramento e análise para operações de data center precisa ser feito por uma empresa que entenda do assunto e que possa trabalhar, suprir e unificar de ponta a ponta a solução completa.

A WDC Networks oferece a solução de monitoramento por vídeo wall para servidores. São projetos implantados para situações onde é preciso acompanhar todos os aspectos de segurança de um datacenter, que colabora para a segurança física, controle de acesso, temperatura, incêndio dentre outros, todos centralizados em uma sala de controle.

Quer conhecer mais a respeito dos projetos de data center? Entre em contato com nossos especialistas aqui da WDC Networks e implante essa tecnologia que colabora para segurança física da sua empresa e irá proteger os dados de toda a companhia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *