Os principais fundamentos de um Data Center seguro

Datas Centers precisam de estrutura física, equipamentos de qualidade e plano para desastres. Entenda.

Os Datas Centers vêm ganhando cada vez mais espaço nas empresas em todo o mundo. São estruturas físicas que comportam diversos elementos, como servidores, roteadores e centrais para armazenamento de dados, permitindo que a empresa faça todo seu processo digital de maneira interna e integrada. Mas, para que o data center possa estar seguro de várias situações, é importante que a empresa tome algumas medidas de segurança, para que não haja nenhum contratempo. Por isso, a WDC traz um artigo completo sobre como estruturar um data center seguro.

 

Componentes de primeira linha

A primeira dica é que a estrutura do seu Data Center tenha equipamentos físicos de qualidade, principalmente pela segurança dos seus dados. Na composição dos vários elementos do Data Center é preciso ficar atento a experiência de mercado da empresa que irá vender desde servidores integrados a roteadores com longo alcance. Por isso, uma boa análise e paciência no momento de estruturar o Data Center são dicas valiosas para que os próximos passos sejam feitos de maneira tranquila e orgânica.

 

Invista no necessário

É importante ter conhecimento das reais necessidades da empresa no momento de estruturar um Data Center. Isto porque o pesado investimento em vários serviços e produtos pode ser oneroso quando seus dados são muito menores que o Data Center a ser utilizado. Por outro lado, uma estrutura aquém das suas necessidades irá fazer com que a empresa precisa redimensionar o tamanho do centro de processamento. Um Data Center seguro é aquele onde sua equipe de TI ou empresa terceirizada sabe exatamente com o que está lidando e, assim, fica mais fácil identificar erros e perceber a hora de aumentar a estrutura.

 

Plano para desastres

Constituir um plano de Recuperação de Desastres (conhecida pela expressão Disaster Recovery) também é indicado para quem quer manter a segurança do seu Data Center. Incêndios, por exemplo, podem surgir no local que os dados são armazenados e por isso é importante ter um plano para que a empresa não perca todos seus arquivos e mídias digitais. Por isso, entre as várias estratégias a serem adotadas estão os backups constantes em servidores fora do espaço físico da empresa – o que permite a recuperação em caso de um desastre.

 

A importância do backup

Como dito no tópico anterior, realizar backups para servidores externos contribui, mas é possível fazer dentro da própria estrutura empresarial. Para isso, é necessário que alguns equipamentos estejam disponíveis para armazenar todos os dados disponibilizados pelo data center em um local seguro e longe de ataques digitais. Uma estrutura de qualidade conta com inúmeros componentes responsáveis apenas pela segurança dos dados que, de forma automática, são replicados para serem recuperados em qualquer contratempo.

Escolha do local ideal

Ter um Data Center é disponibilizar um local específico para a estrutura interna dos dados. E, para manter os equipamentos físicos seguros, é importante ter controle de temperatura e umidade, além de no breaks e/ou geradores que mantenham os dados seguros em caso de queda de energia. Por isso, no momento de estruturar um Data Center, preocupe-se com o local onde ele irá ficar, permitindo sua segurança e tempo de vida útil prolongado.


A WDC oferece algumas soluções diferenciadas para Data Center:

Videomonitoramento IP

A segurança física de um Data Center é um dos itens mais importantes. A Axis tem soluções de câmeras IP para as mais adversas situações de monitoramento, incluindo câmeras para corredores, onde é necessário girar o formato da imagem para obter uma imagem com maior profundidade; câmeras com LED e áudio, que podem ser pré-configuradas para iluminar e reproduzir uma mensagem de áudio em determinadas situações. Além disso, funções como WDR que ajustam o foco em caso de incidência de luz contra a lente, muito comum quando se monitora abertura de portas e a função de detecção de movimento nativa nas câmeras.

Sistemas de incêndio

A marca alemã Bosch dispensa apresentações. Sinônimo de qualidade e robustez em todo o mundo, em diversos campos de atuação, a Bosch possui sistemas de detecção de incêndio que podem ser configurados especificamente para aplicações de Data Center. Investir em um sistema de detecção de incêndio é fundamental em um Data Center. A prevenção ajuda a garantir a integridade física dos equipamentos e pode poupar milhões de reais de uma companhia em caso de sinistro.

Controle de Acesso

Garantir que somente pessoas credenciadas acessem o Data Center é um requisito que as soluções da Vault atendem com precisão e de forma funcional, oferecendo desde leitores biométricos até leitores de identificação facial. A Vault fornece ainda todos os acessórios necessários para instalação de portas, abertura e fechamento automático e outras funções para barreiras físicas.

Racks para Data Center

A redução do downtime de um Data Center certamente começa por uma boa infraestrutura de rede. Os racks da Panduit foram concebidos para Data Centers, garantindo maior organização e durabilidade, de forma a evitar manutenções e consequentes acidentes.

Switches

A WDC oferece no Brasil as soluções de switches FTTX e DWDM da FiberHome. Consulte toda a linha!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *