Saiba como identificar problemas e vender soluções de telefonia

Seja no dia a dia de uma empresa ou no ambiente doméstico, o uso dos serviços de telefonia é parte fundamental de nossas vidas. Todavia, os problemas com esse sistema não são raros e é preciso agir com rapidez e eficácia para solucioná-los e manter a fidelidade do cliente usuário. Por isso, oferecer soluções de telefonia mais eficientes caracteriza um diferencial para empresas de sucesso neste setor.

A evolução da tecnologia traz constantes benefícios para cada uma das atividades que realizamos ao longo do dia. A comunicação é uma das áreas que passou por uma grande revolução nas últimas décadas. Pensando nisso, mostraremos aqui de que forma você pode agir para identificar problemas nas operações de telefonia de seus consumidores, além de vender soluções inovadoras que tragam crescimento ao seu negócio. Confira!

 Soluções de Telefonia

 

Conheça o sistema e identifique os problemas

O primeiro passo para poder identificar os possíveis problemas de uma rede é conhecer o funcionamento do sistema. Consumidores que contam com serviço de PABX e telefonia, por mais completo que ele seja, necessitam de um hardware que comporte o data center de sua empresa. No caso de uso doméstico ou de pequenas empresas, isso é feito na provedora do serviço. Os problemas mais comuns das operações de telefonia começam aí.

Além do alto custo de manutenção, o PABX oferece um número limitado de serviços e apresenta um grande obstáculo para sua expansão, pois sua infraestrutura é limitada e a capacidade de processamento de dados é pequena.

Tendo isso em mente, é possível seguir certos passos para identificar eventuais problemas na rede.

 

Testando a linha

Um telefone é um equipamento que transmite dados por meio de sinal elétrico. Para oferecer um serviço que envolva esse tipo de tecnologia, é preciso seguir à risca as orientações da ANATEL.

O monitoramento de sistemas de segurança como o de câmeras, por exemplo, utiliza a rede telefônica para transmissão dos dados gerados em cada ponto. Por isso, uma falha na telefonia pode comprometer o funcionamento geral do sistema.

O primeiro passo básico para verificação de problemas na linha é retirar o telefone do gancho e colocar no ouvido. Qualquer ruído excessivo pode ser sinal de alguma falha. É possível, ainda, conferir esse comportamento realizando a medição da tensão elétrica na linha.

A tensão elétrica em um telefone comum é de 48 Volts em corrente contínua enquanto ele não está sendo utilizado. Isso significa que essa tensão é estável até o momento em que o telefone é tirado do gancho. São três estados possíveis: em espera (telefone no gancho), em ring (telefone tocando) e em uso (fora do gancho e durante discagem ou chamada).

Um telefone tocando pode apresentar tensão de até 60 V. Durante o uso, essa medida cai para 9 V. Vale lembrar que estes valores não são exatos e podem variar cerca de 5 V.

Para medir a tensão, você deve utilizar um multímetro simples. Coloque a chave seletora em 200 VCC. Isso significa que o aparelho está preparado para receber uma tensão contínua que não ultrapasse o limite de 200 Volts. Em seguida, conecte o cabo preto no plugue preto, que indica o neutro ou negativo, e o cabo vermelho no plugue de mesma cor, referente ao positivo para VCC. Fique atento para não confundir com o símbolo V~, que significa corrente alternada.

Depois, coloque as pontas de cada cabo em um fio diferente da linha telefônica. Alternando o telefone entre os três estados citados anteriormente, você poderá verificar a tensão na tela do multímetro.

 

Rastreando e achando Soluções de Telefonia

Um aumento considerável na tensão da linha pode ser causado pelo uso de um mesmo conduíte para os fios de telefone e da rede elétrica, o que resulta em indução magnética na rede de telefonia e compromete seu funcionamento. O mesmo vale para cabeamento de internet, exceto via fibra óptica.

Aparelhos com problema podem prejudicar o funcionamento da rede como um todo. Por isso, no caso de haver vários no mesmo ambiente, é interessante desconectar um a um e verificar se o funcionamento dos outros volta ao normal. Isso vale também para máquinas de cartão de crédito, por exemplo.

Uma tensão muito baixa pode ser resultado de cabos descascados em contato com a estrutura do prédio, sendo necessário um serviço de reparo ou mesmo substituição desses itens.

Em geral, esse tipo de ajuste funciona mas pode dar trabalho e diminuir a confiabilidade do usuário. Por isso, vale a pena investir em técnicas para a venda de soluções mais eficazes, como mostraremos a seguir.

 

Ofereça o que a tecnologia tem de melhor

Não há forma mais eficiente de otimizar suas vendas do que oferecendo o melhor produto disponível. E quando o assunto é um serviço de telefonia, é preciso utilizar a tecnologia a seu favor.

A telefonia voIP (Voice Over Internet Protocol) é um sistema de comunicação mais evoluído que o PABX tradicional. Nela, a transmissão de informações é realizada por meio da rede e os dados ficam armazenados em um servidor virtual na nuvem, o que impacta diretamente — de forma positiva — nos gastos do usuário.

Além da diminuição dos problemas com a estrutura física, o usuário conta com equipes de profissionais capacitados que tomam os devidos cuidados para manter o sistema em funcionamento constante.

A gama de serviços é bem mais ampla, incluindo teleconferências, gravação de chamadas, filas e chamadas em espera, entre outros. E o melhor é que o cliente contrata um plano que corresponda exatamente às suas necessidades. Não será preciso um pacote maior do que o que ele precisa para cobrir sua demanda de uso, o que significa economia direta nesse investimento. O cliente passa a ter liberdade para escolha do que é melhor para ele.

Muitas operadoras de telefonia voIP oferecem até mesmo a gratuidade dos serviços de chamada internos da empresa. Esse benefício é ainda maior quando consideramos empresas que possuem filiais. Na telefonia via PABX IP, o servidor de ambas é o mesmo e está na nuvem, permitindo a otimização dessa comunicação e uma grande redução nos custos — em torno de 30%.

 

Destaque o problema antes da solução

Lembre-se de que, mesmo com um produto forte e altamente vantajoso, é preciso vender mais do que isso. Mostre o problema antes de vender a solução, pois muitas vezes o usuário não identificou nenhum.

Mostre que todos esses problemas com a estrutura física do PABX tradicional deixam de existir. Além disso, a limitação do serviço é substituída por uma rede de transmissão via fibra óptica, que leva a taxa de transmissão literalmente à velocidade da luz, possibilitando um serviço mais eficaz e completo para o usuário.

 

Venda a valorização de uma marca

Uma telefonia mais eficiente resulta na valorização da marca de quem a utiliza. Mostre que o PABX IP pode, por exemplo, ser integrado ao CRM da empresa para otimizar seu contato com cada cliente, posicionando seu negócio como uma referência no mercado em que atua. A tecnologia é aliada fundamental de toda grande empresa.

Aplique essas dicas e ofereça as melhores soluções de telefonia do mercado!

Quer saber mais? Então assine nossa newsletter e receba mais conteúdos sobre a telefonia digital e suas aplicações!

3 comentários sobre “Saiba como identificar problemas e vender soluções de telefonia

  1. Bom dia, gostei muito desse artigo falando da telefonia voip, gostaria de saber se é possivel manter o numero fisico existente no cliente proviniente da operadora local no nosso caso a oi , e migrar para operadora voip com o mesmo numero ?
    E quais os custos para implantação de pabx voip em nuvem.

    1. Olá Edenilson, que bom que gostou do artigo. A migração, ou seja, portabilidade é possível em qualquer operadora seja VoIP ou não mantendo o seu número atual. Referente as dúvidas sobre implantação do PABX VoIP na nuvem, os custos variam de acordo a quantidade de linhas e ramais contratados e da empresa que irá hospedar o mesmo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *