Descubra problemas e venda soluções de banda larga para consumidores

A tecnologia está presente em muitos momentos de nossas vidas, e uma boa conexão com a internet, sem dúvidas, facilita muito o dia a dia e as atividades que realizamos. Seja no uso doméstico ou corporativo, problemas com o serviço que mantém os dispositivos conectados à rede podem acarretar diversos prejuízos e atrapalhar muito a rotina das pessoas. Por isso, é essencial que sua empresa forneça soluções de banda larga eficazes, além dar o suporte necessário ao cliente.

 

soluções de banda larga

Entretanto, com o alto número de usuários desse sistema, é natural que surjam alguns transtornos. Isso ocorre por variados motivos, desde imprevistos no comportamento da rede até o mau uso por parte do contratante. Por isso, mostraremos a seguir de que forma sua empresa pode identificar e resolver rapidamente esses impasses, além de vender soluções mais eficazes para conquistar seus clientes e trazer crescimento ao seu negócio. Confira!

 

Conheça os problemas mais comuns

Por incrível que pareça, uma das causas mais comuns é a falta de organização dos aparelhos de conexão e de seus cabos. Frequentemente vemos um emaranhado de cabos e fios que facilita a ocorrência de erros ou gerar um campo magnético suficiente para prejudicar a conexão da banda larga.

No caso da rede, pode ser que o serviço fornecido não esteja de acordo com o que deveria. Outra possibilidade é de que o uso da empresa ou residência seja alto e exija um potencial maior do provedor.

Temos ainda questões ligadas à infraestrutura, devido a projetos que não atendem às características mínimas da rede em questão.

 

Investigue a rede para encontrar a melhor solução

Toda resolução de problemas parte do princípio de verificar se todos os equipamentos estão conectados e funcionando como previsto. É um pré-requisito importante para dar início a outros testes. Por isso, verifique cada cabo e reinicie o modem e os roteadores.

 

Comece pelos equipamentos

Após reiniciar o modem e os roteadores, verifique se a conexão está estável ou apresenta quedas intermitentes. Se for o caso, é possível que haja algum dano físico no hardware do roteador. Coloque-o de volta nas configurações do fabricante, seguindo os passos descritos no manual. Caso o problema persista, pode ser necessário trocá-lo.

 

Cheque a rede

O teste de rede deve ser iniciado no diagnóstico do problema relatado pelo usuário. É preciso incentivar o hábito de verificar se a taxa de conexão é adequada. Faça isso acessando um site que meça a velocidade de conexão.

Lembre-se de perguntar se, durante streaming de vídeos, a qualidade da imagem é baixa ou chega a travar. Pergunte também se para fazer download ou upload de arquivos, é preciso esperar muito tempo. Neste caso, será preciso aumentar o plano do usuário, algo que trataremos mais à frente.

 

Cheque a infraestrutura interna

Um erro muito comum cometido por quem estipula as características da rede interna de uma empresa é investir pouco em roteadores e acabar limitando a velocidade da conexão. Muita gente não sabe, mas cada roteador tem uma taxa limitada de banda a ser transmitida.

Se o usuário possui uma internet de 100 Mega e utiliza um roteador de 54 Mega de banda, por exemplo, ele limitará o uso da rede e desperdiçando quase metade do seu potencial — são os famosos gargalos. Por isso, é fundamental verificar a capacidade de cada roteador e qual a demanda de números de conexões para cada um.

 

Verifique a linha telefônica

Redes que contam também com o serviço de telefonia podem apresentar problemas em seu funcionamento. Em caso de ruídos na linha telefônica, será preciso substituir os modems e roteadores. Se o problema persistir, os cabos devem ser trocados e, em último caso, a rede externa precisa ser avaliada pela empresa responsável.

 

Investigue se há interferência externa

Aparelhos eletroeletrônicos emitem ondas que, por menores que sejam, podem interferir no funcionamento da rede de conexão à internet. A forma mais simples de prevenir esse tipo de problema é evitar ao máximo a conexão de modems ou roteadores em extensões com muitos outros aparelhos conectados.

Evite, também, deixá-los próximos a equipamentos emissores de ondas de rádio ou que possuam motor interno, pois o campo magnético interno pode afetar sua conexão.

 

Verifique os sinais dos equipamentos de conexão

Modems e roteadores de qualidade têm marcadores de LED que indicam a qualidade da conexão. É importante verificar se o sinal não está fraco demais ou com falhas intermitentes. Caso isso ocorra, experimente trocar os roteadores e modems, como  frisado anteriormente.

Alguns modelos permitem a realização deste monitoramento por meio de um software instalado no servidor da empresa.

Tomadas essas medidas, é possível fortalecer ainda mais sua relação com o cliente ao oferecer um serviço mais eficaz e que, muitas vezes, chega a ser mais barato.

 

Venda soluções de banda larga eficazes

A maior dificuldade na venda de um serviço mais eficiente está no obstáculo criado pelo cliente para investir em um produto melhor. Isso acontece pois a primeira coisa que ele pensa é que vai gastar mais para resolver algo que não é culpa dele. Por isso, em primeiro lugar, venda o conhecimento sobre o problema.

 

Conscientize sobre o problema antes de vender a solução

É preciso explicar de forma didática para o usuário as causas reais de seus problemas. Uma rede sobrecarregada pelo uso pode ser rapidamente corrigida por um serviço mais potente. Um problema de infraestrutura pode estar resultando em prejuízos financeiros que desapareceriam com o uso de equipamentos adequados.

Faça com que o cliente enxergue em sua empresa o suporte que ele precisa para a realização de suas atividades diárias com mais eficácia e, sempre que possível, para redução de custos. Procure mostrar que essa economia pode ser alcançada com um investimento em soluções eficazes. Para isso, é essencial que você ofereça um serviço de qualidade.

 

Trabalhe com soluções inovadoras

A tecnologia evolui diariamente para oferecer melhores opções de serviço. É essencial que sua empresa coloque isso a seu favor. A fibra óptica, por exemplo, vem crescendo cada vez mais no mercado de internet banda larga e representa uma verdadeira revolução, tornando-se uma parceira valiosa para seu negócio.

Com transmissão de informações na velocidade da luz, a tecnologia vem se expandindo e já é muito mais abrangente que há alguns anos. A chamada “ultra banda larga” possibilita conexões de até 300 Mega por um preço super acessível.

Empresas que utilizam voIP, por exemplo, são algumas das que mais se beneficiam com a instalação. A redução dos custos faz com que o investimento não só eleve o nível da banda larga a um outro patamar como substitui um serviço de telefonia com muita qualidade.

Por isso, mostre que a identificação dos problemas não é necessariamente um momento ruim para o cliente, mas uma oportunidade de adequar sua tecnologia para atender a demanda real da empresa.

Soluções de banda larga eficazes, como a fibra óptica, já fazem parte da realidade de negócios de sucesso. É possível que seja também a ferramenta que fará sua empresa crescer cada vez mais no mercado em que atua.

Gostou das dicas? Então inscreva-se em nossa newsletter e receba outros conteúdos exclusivos diretamente em sua caixa de entrada!

2 comentários sobre “Descubra problemas e venda soluções de banda larga para consumidores

    1. Que bacana que acharam nosso conteúdo interessante para seu público, seria bacana se nos mencionassem como crédito, para que seus leitores possam conhecer um pouco mais do nosso conteúdo também, abraço! 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *