Tecnologia DWDM: conheça suas principais características e benefícios!

 Os dados do mercado de telecomunicações mostram que a fibra óptica vem ganhando terreno como o meio de transporte que mais cresce no Brasil. Sendo responsável por 1 milhão de novas conexões adicionadas no 1°semestre de 2018. Também, indica um crescimento de 35%, número mais expressivo se comparado com outras tecnologias como: internet a cabo que aumentou 6,6% e rádio com um avanço de 13%.

A Fibra óptica é um meio seguro, não sofre interferência externa e permite o transporte em grandes distâncias, com isso em mente o DWDM permite a multiplicação dessa capacidade como se tivéssemos várias fibras lógicas dentro de apenas uma.

Sobre os principais benefícios desta tecnologia é o que falaremos neste artigo. Acompanhe.

O que é a tecnologia DWDM?

Através da multiplexação da frequência da luz é possível multiplicar a capacidade de transporte do meio (Fibra Óptica). Então, o aumento da fibra é a principal característica do DWDM.

Além da capacidade da banda, as principais vantagens técnicas do DWDM estão destacadas abaixo:

Transporte transparente: a DWDM é uma tecnologia que permite transportar vários formatos de dados como Gigabit Ethernet, ESCON e Fibre Channel com abertura a interfaces em uma camada física comum; sem interferência do sinal.

Escalabilidade: essa tecnologia multiplica a capacidade da fibra óptica em áreas metropolitanas e redes corporativas para atender a demanda por capacidade em links ponto a ponto; linear ADM, ANEL e MALHA.

Provisionamento dinâmico: rápido, simples e dinâmico em conexões de rede, os provedores de banda larga conseguem fornecer serviços de alta largura de banda em dias, em vez de alongar para vários meses; e

Expansão: permite uma expansão da rede sem ter que lançar novas fibras, ou seja, nova infraestrutura.

Assim sendo, a tecnologia DWDM ajuda no aumento da capacidade e velocidade da internet.

Diferença entre CWDM x DWDM

Existem duas variações a CWDM (Coarse Wavelength Division Multiplexing) e o DWDM (Dense Wavelength Division Multiplexing).

Basicamente, a única diferença entre o CWDM e DWDM é a quantidade de canais, em distância, pois o CWDM não permite à amplificação OPTICA.

Abaixo destacamos comparativos técnicos entre essas tecnologias de fibra óptica.

CWDM

  • Canais: Máximo de 16;

  • Espaçamento mínimo entre canais: 20 nm;

  • Bandas Ópticas: O, S, E, C, L (1.270 a 1.610 nm);

  • Componentes ópticos e opto eletrônicos de baixo custo; e

  • Padronizado pela normativa ITU G.694.2.

  • Distância de até 80-100km

DWDM

  • Canais: até 128;

  • Espaçamento mínimo entre canais: 1,6 nm, 0,8 nm e 04, nm;

  • Banda Óptica: C e L (1.530 a 1.625 nm);

  • Componentes ópticos e opto eletrônicos sofisticados e de alto custo; e

  • Padronizado pela normativa ITU G.694.1.

  • Permite o transporte em até 4.500km.

    1. Parceria WDC Networks e ECI

Os provedores regionais de internet agora contam com mais uma ótima opção, a WDC Networks que distribui tecnologia com valor agregado para os setores de telecomunicações e vigilância eletrônica, possui agora em seu quadro de fabricantes a ECI Telecom, empresa Israelense que é especialista em equipamentos de fibra óptica.

Então, o acordo objetiva o fornecimento de produtos de transporte óptico de pacotes (DWDM) e aplicações SDN/NFV, soluções de segurança cibernética e outros ótimas opções de serviços profissionais para o mercado brasileiro.

Também, destacamos que os equipamentos da ECI são compactos, possuem baixo consumo de energia e uma escalabilidade da rede diferenciada, o que é uma das principais características dessa tecnologia.

Portanto, a parceria fornecerá melhores tecnologias de transmissão para os ISP’s e provedores de data centers. A principal estratégia é oferecer serviços para que o custo da implantação de DWDM seja mais acessível.

Se interessou em adquirir a tecnologia DWDM para sua empresa? Então, entre em contato com nossos especialistas em banda larga fibra óptica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *