Tecnologia Zipstream da Axis chega a câmeras PTZ

Matéria por Digital Security

A Axis Communications acaba de anunciar que a tecnologia de compressão de vídeos Zipstream, que reduz em 50% ou mais a necessidade de largura de banda e storage em sistemas de videomonitoramento, está disponível agora para câmeras móveis, ou PTZ (Pant, Tilt e Zoom). O menor volume de dados a serem trafegados viabiliza projetos com banda larga limitada e permite economizar em armazenamento.

A tecnologia Zipstream é compatível com o padrão H.264, amplamente adotado na indústria de segurança eletrônica, e se ajusta às câmeras PTZ de forma automática. “O Zipstream tornou-se capaz de se adaptar aos movimentos das câmeras PTZ em tempo real. Com isso, suavizam-se os picos na transferência de dados”, diz Sergio Fukushima, gerente técnico da Axis Communications, criadora da tecnologia.

Apesar do avanço na qualidade do vídeo digital nos últimos anos, muitos projetos utilizando câmeras HDTV, Full HD ou 4K são forçados a diminuir a resolução ou a taxa de quadros justamente por limitações na rede. Em alguns casos, as imagens são gravadas em cima de gravações recentes, por falta de espaço no storage. Essas medidas tornam difícil a identificação de detalhes no vídeo diante de algum incidente. Com a tecnologia Zipstream, não há perda visível na qualidade da imagem, garante a fabricante.

Essa compressão adicional sem prejuízos é alcançada através do acréscimo de um módulo no mecanismo de compressão de vídeo da câmera, garantindo que detalhes importantes da imagem recebam atenção no fluxo de vídeo, enquanto dados desnecessários são removidos. Dessa forma, partes da cena contendo detalhes com potencial interesse são gravadas com a mais alta resolução e qualidade de imagem, e outras áreas são filtradas para otimizar a largura de banda e o armazenamento. Informações úteis, a exemplo de rostos, tatuagens ou placas de veículos, são isoladas e preservadas, em detrimento de dados irrelevantes como paredes brancas e vegetação.

A tecnologia está disponível para as câmeras AXIS P5514 e P5515, além de todas as câmeras das séries Q61 e P56, bem como a câmera Q6000-E.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *