Tributo ao Ubiquiti AIRGRID M

De tempos em tempos o mundo da tecnologia encontra campeões de vendas em cada um dos seus mercados. Houve um tempo que os famosos AP1000 da Proxim fizeram sua história criando os primeiros rádios de transmissão de internet para os iniciantes provedores regionais de internet.

As placas Orinoco Gold que se acoplavam aos AP-2000, criando dois enlaces perduraram anos no interior do Brasil, gerando a capacidade de conectar internet aos assinantes de várias regiões que não tinham acesso pelas operadoras de telecomunicações tradicionais.

Mas o mundo de provedores regionais de internet cresceu no mundo todo e teve uma grande sobrevida depois do surgimento de uma empresa americana, inovadora e que acreditava na capacidade de se produzir tecnologia de baixo custo com potencialidade de transmitir dados com segurança e velocidade: Ubiquiti.

Nascia uma esperança aos provedores do mundo todo de continuar vivos e crescer o numero de assinantes através dos Nanostation, apelidados de “nano M5”, em 5 Ghz, com possibilidade de transmitir 2, 5 , 10 Mbps para cada assinante.

O mercado mundial de provedores cresceu muito, e no Brasil a entrada dos produtos “AIRGRID M5” realmente fez o mercado explodir.

O que começou vendendo 10.000 unidades por mês rapidamente se transformou num campeão de vendas, conquistando o interior do país. É só olhar para os telhados de casas nas cidades do norte ao sul do Brasil e vai ver um aparelhinho com uma grade e um tubo no centro, pendurado numa haste…é a antena AIRGRIDM5 que está captando o sinal de internet naquela casa.

Esse pequeno aparelho, fácil de se instalar e configurar vende 50 a 60 mil unidades por mês, conectando a população brasileira a internet.

Uma tecnologia simples, robusta, que usa o TDMA (time division multiplex) para aproveitar melhor a tecnologia Wi-Fi e transmitir mais velocidade, num numero maior de assinantes em cada radio-base.

Tantas outras aplicações derivaram desse monstro de produto, rodovias que o utilizam como transmissão dos telefones de apoio ( Call Box) , conexões de câmeras de radar para transmitir as imagens, extensões de ramais telefônicos das portarias de condomínios ou fabricas até sua sede, enfim, muita coisa já vi passar pelas antenas desse campeão.

Eu faço uma reverência a esse produto, que resiste ao tempo, que conquista ainda o mercado, e que o Brasil tanto ama.

Parabéns AIRGRID, você não envelhece, não fica obsoleto, não desaponta quem te instala e leva a uma multidão de pessoas o sinal da internet.

A internet brasileira deve a esse produto um medalha de ouro, uma reverencia pelo papel de inclusão digital que cumpriu nos últimos 3 anos, e que ainda é protagonista nas cidades pequenas e nas áreas rurais onde se precisa transmitir internet.

PARABÉNS AIRGRID !

Vanderlei Rigatieri Jr
Presidente
WDC NETWORKS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *