Velocidade média de banda larga dobra em dois anos no Brasil

Matéria da Exame.com por Victor Caputo

A velocidade média de banda larga no Brasil dobrou nos últimos dois anos. O valor médio de velocidade nacional é de 10 MB. Em comparação, a média era de 5 MB em 2013.

A informação foi obtida em uma pesquisa realizada pela CVA Solutions. Além disso, mais da metade dos consumidores já têm velocidades entre 5 MB e 15 MB.

A pesquisa foi feita com 5.500 pessoas de todo o Brasil. Os valores, vale dizer, são de contratação e não a velocidade real fornecida pelas operadoras – que fica sempre abaixo desse número.

A pesquisa mostra que novos hábitos demandam maior velocidade da conexão. De acordo com as entrevistas, 74% disseram usar a conexão para baixar vídeos e músicas. Ainda, 61,3% dos entrevistados afirmaram que assistem a filmes pela internet. Um percentual importante, de 61,3%, disseram usar a conexão para realizar eventuais tarefas relacionadas ao trabalho quando estão em casa.

Assim como a velocidade, a pesquisa também notou um aumento no valor médio gastos pelos assinantes. O pulo foi discreto, indo de 122 reais para 124 reais.

Um dos aspectos que a pesquisa analisa é a percepção dos clientes e fidelidade com o serviço. Entre os entrevistados, 68,5% disseram que mudariam de empresa, se o processo de migração fosse simples.

A operadora com maior força de marca é a GVT (que hoje faz parte da Telefónica). Em segundo lugar, vem a NET e Vivo Fibra, em terceiro.

A pesquisa percebeu que vem aumentando entre clientes a assinatura de combos. A assinatura isolada de uma televisão a cabo, por exemplo, caiu de 54,9% para 51,4%.

Nesse campo, a marca com maior valorização dos clientes é a Sky, operadoras de televisão por satélite. Ela é seguida por Claro TV e pela GVT.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *