Vigilância eletrônica: a importância de câmeras de segurança na sua empresa

A segurança patrimonial em uma empresa precisa ser administrada de forma estratégica, e usar ferramentas para garantir a cobertura completa da vigilância eletrônica é importantíssimo.

Sendo assim, é essencial encontrar um sistema de vigilância que atenda as reais necessidades de segurança de uma empresa e possa disponibilizar uma oferta de produtos diferenciados para seus clientes, assim como, zelar pela segurança de todos. Um sistema eficiente de câmeras de vigilância IP pode lhe atender perfeitamente.

Sobre os benefícios da vigilância eletrônica que falaremos hoje, continue a leitura logo abaixo.

O que é um sistema de monitoramento de câmeras de segurança?

No setor de sistemas de monitoramento e segurança eletrônica, CFTV é a sigla de circuito fechado de TV, que faz o monitoramento interno feito por meio de câmeras colocadas em pontos estratégicos, que são conectadas a um sistema central, que fornece as imagens e vídeos de forma clara e com qualidade.

Então, o CFTV é utilizado no monitoramento e vigilância eletrônica, tendo como objetivo registrar ocorrências de segurança, vandalismo, identificação de responsáveis por ações de violência e diversas outras situações.

Para um sistema de segurança estar em pleno funcionamento é preciso ter um software de CFTV que pode ser analógico ou digital, sendo o segundo mais usado.

Do que é formada uma câmera de vigilância eletrônica?

No mercado de vigilância eletrônica existem muitos modelos de câmeras de segurança, cada uma com suas próprias características, e podem ser classificadas como: fixas, móveis, analógicas ou IP.

As fixas possuem lentes com um valor que não pode ser modificado, a lente 3.6mm é mais utilizada no mercado por se aproximar à visão do olho humano, assim como, pode ser usado a lente varifocal com um valor que pode ser ajustado conforme necessidade, sendo seu valor mínimo de 4 mm de alcance visual com 12 mm de zoom que representa 3 vezes na visualização da imagem. As câmeras fixas mais comuns são:

  • Box – Forma que lembra um caixa;

  • Dome – Formato arredondado, parece uma bolha; e

  • Bullet – Forma cilíndrica em lente

Tipo móvel, como a speed dome é indicada para trabalhos de vigilância ostensiva, possui uma alta velocidade horizontal, com um ótimo zoom de: 23x, 25x, 27x e 32x. A câmera estilo pan/tilt é comum de ser usada por operadoras de estrada, é uma caixa estilizada que faz movimentos de filmagem horizontal e perpendicular, fica dentro de uma caixa box protetora com lente varifocal.

Também, destacamos as câmeras analógicas e IP’s que a grande diferença entre ambas é o sinal gerado, na analógica, o sinal não tem compactação, com a IP, as imagens passam por um tratamento para transformar o sinal de vídeo em digital.

Sistema de armazenamento de imagens

O sistema responsável por guardar todas as imagens capturadas é o NVR, sigla que traduzida significa Network Vídeo Recorder, responsável por gerenciar e armazenar tudo que foi filmado pela rede TCP/IP ou simplesmente câmera IP, o que corresponde a um DVR, que é específico para uso por meio do sistema IP da segurança eletrônica.

Software de monitoramento

Para as câmeras IP o software usado é o VMS, que é ideal para monitorar e gerenciar as filmagens em: comércio, locais públicos, por meio de um computador, notebook, aparelhos móveis e pela nuvem. O VMS não é limitador, e permite o monitoramento de até 1000 câmeras. Com esse sistema os usuários possuem mais controle com ferramentas intuitivas para buscar vídeos gravados.

Então, monitoramento seguro é um dos principais pontos chave, um exemplo é a Hikvision, que possui o Hik-Connect aplicativo com servidor seguro que traz maior confiabilidade contra ataques cibernéticos, pois passa por uma autenticação no servidor do aplicativo.

Também, possui proteção IP e gerenciamento de equipamentos, se acessar por navegador terá que fazer uma autenticação de login no Hik-Connect, e quando realiza o cadastro traz segurança por ter que fazer o gerenciamento de usuários permitidos ao acessar os equipamentos.

Benefícios do monitoramento por câmeras IP

Além da maior facilidade e capacidade no gerenciamento e armazenamento de imagens nos sistemas de monitoramento IP, são trabalhados níveis superiores de proteção, segurança, qualidade e integração com outros sistemas de segurança.

As características do sistema IP são: gerenciamento das imagens, armazenamento inteligente dos dados em nuvem ou até nela mesma com uma captação descentralizada, e também, pode-se usar sensores integrados e criptografia, controle de acesso, e automação de diversos sistemas em conjunto.

Quais os benefícios de um sistema CFTV?

Recentemente o relatório global  2017/2018 da Kroll revelou que 27% dos 540 executivos relataram que o roubo de ativos físicos e estoques cresceu em suas companhias, e que, os funcionários estavam envolvidos em 39% dos casos de roubos e ex funcionários 34%, e também, os níveis gerenciais não ficaram de fora das estatísticas com 27% dos desvios de estoques.

Assim sendo, com base nesses fatos os executivos tomaram providências para impedir o crescimento desses números. A instalação de sistemas de detecção de intrusão por meio de dispositivos cresceu 57% entre os entrevistados que implementaram novas tecnologias de segurança, 55% fazem uso de ferramentas de monitoramento de ameaças e sistemas de detecção de intrusões baseadas em rede.

Portanto, a utilização das câmeras de segurança em uma empresa traz segurança no cuidado com os ativos das companhias, já que casos de roubos aumentam a cada dia, estar preparado para imprevistos é a melhor atitude a ser tomada para abortar casos de furtos e identificar os infratores.

Conheça mais vantagens e benefícios em se ter um sistema completo de segurança.

Acesso Imediato

Verificar ao vivo de qualquer dispositivo, notebook, celular, tablet o que está ocorrendo na empresa. Quando se está ausente por algum motivo como uma reunião, é importante ter a disposição o monitoramento em tempo real do que ocorre.

Proteção contra atos de violência

A segurança é um elemento primordial para um ambiente empresarial. Na atual realidade de nosso país onde a violência se faz presente, zelar pelo patrimônio é uma necessidade básica e nesse sentido a contratação de um sistema de vigilância eletrônica é uma medida preventiva contra possíveis roubos.

Assim sendo, podemos destacar que um dos principais benefícios em se contratar um sistema de CFTV é a identificação de pessoas e proteção contra atos de violência, já que a vigilância eletrônica pode inibir alguém mal intencionado.

Locação de câmeras de segurança

A locação permite que todas as empresas tenham acesso a tecnologias atuais, mesmo sem o capital necessário para a compra. Com um contrato de locação, o empresário consegue otimizar seus processos mantendo a eficiência e a qualidade da operação.

Além de permitir um controle de custos  há facilidade e economia para você investir na segurança de sua companhia, visto que os valores envolvidos na locação são inferiores ao que seria necessário para a aquisição de novos equipamentos. Desse modo, é possível reorganizar as finanças.

Assim sendo, é importantíssimo pesquisar fornecedores de tecnologia especializados e observar as garantias, condições e penalidades previstas no contrato.

Qual a importância de um integrador especializado na instalação do sistema de segurança?

Um integrador de sistemas realiza um trabalho fundamental para o sucesso de um projeto em CFTV. Sua função é garantir que todos os recursos estejam ordenados e conectados em uma central de operações, que garantirá o controle do sistema.

Assim sendo, o integrador tem um papel fundamental na instalação de câmeras de vigilância, ele será um facilitador para todos os níveis envolvidos, desde arquitetura até engenharia sempre com foco no sucesso, portanto, o integrador explorará todo o potencial dos recursos do sistema CFTV para obter o maior retorno sobre o investimento.

Se interessou por uma solução de vigilância eletrônica para sua empresa? Assine nossa newsletter e fique por dentro das novidades sobre segurança patrimonial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *